Património Arquitectónico

A Freguesia de Mouçós é bastante rica em termos Arquitectónicos. Para quem passa na Freguesia de Mouçós bastante curioso, se oferecem à vista: a Ponte de Piscais, a Capela de Nossa Senhora da Guadalupe em Ponte, o Cruzeiro de Ponte, a Capela da Senhora do Santo Cabeço, Capela e a Casa de São Paio na Quinta de São Paio, a igreja Matriz, encostada a esta encontra-se a Capela da Nossa Senhora da Piedade, o Cruzeiro de Mouçós, o Santuário da Nossa Senhora da Pena, o Cruzeiro e o Fontanário no recinto Da Nossa Senhora da Pena, e o Cruzeiro em Sanguinhedo, entre outros.

Ponte Piscais
Foi construída a ordens dos reis Filipes de Espanha, quando também foram reis de Portugal. É um monumento elegante, com quatro arcos e três talhamares.
A ponte romana de Piscais faz ligação entre o termo de ponte e Flores, aldeia pertencente à Freguesia de Borbela. Sob ela passa o rio Corgo que no seu curso normal se vai aproximando de Vila Real.

Capela Nossa Senhora da Guadalupe
É um templo do último quartel do século XV. A circunstância de ter sempre escassez de meios conservou-lhe a beleza e unidade primitivas. O conjunto é românico, mas a porta da fachada principal e o arco cruzeiro já pertencem ao gótico. A cor um tanto rósea do granito, realçada por coloridos líguines, a abundância de e a elegante cachorrada, dão ao conjunto um toque de excepcional beleza. A faixa lacrimal e os cachorros que vão de um lado ao outro dos alçados laterais quebram-lhes a monotonia. O brasão eclesiástico exibido no exterior da parede fundeira da capela-mor é o selo de origem, testemunho em que a obra foi mandada erigir pelo abade de Mouçós.

Capela da Senhora do Santo Cabeço
Perto da Capela de Nossa Senhora da Guadalupe, num monte um pouco mais alto, chamado Monte Cabeço, encontra-se uma pequena ermida chamada, por isso, capela do Santo Cabeço, que tem como Padroeira Nossa Senhora da Graça.

Capela Nossa Senhora Da Piedade
Encostada à igreja Matriz, do lado norte, está esta capela que foi mandada construir pelo primeiro Abade, Fernão de Brito, para sua sepultura.Para iluminar a capela, há apenas três pequenas frestas rectangulares: duas voltadas a norte e uma voltada a nascente.
No exterior na parede voltada a norte, há uma cachorrada de figuras exóticas; e na parede voltada a nascente, um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Piedade. No interior no centro da capela, ergue-se o sarcófago do fundador, o Abade Fernão de Brito.

Capela Nossa Senhora da Pena
Tem a marca de Nicolau Nazoni, famoso arquitecto bem conhecido no norte do País.
Da sua majestosa imponência sobressaem exteriormente as harmoniosas colunas que ladeiam a porta principal; as delicadas volutas e graciosas conchas que ornamentam o centro da fachada; o óculo trilobado que dá luz para o coro; o nicho artístico onde está a imagem de Nossa Senhora; e uma cruz, de superfície boleada, que remata o topo da frontaria.


Sem comentários:

Enviar um comentário