Roteiro Pedestre pelo Património Arquitectónico

Itinerário

Duração: Um dia.
Hora de Partida: 9:00
Hora de Chegada: 17:00
Época aconselhada: Primavera, Verão
Distância: 6 km
Requisitos necessário: Boa preparação física
Modelo de Itinerário: Modelo de Stofower
Ponto de partida: Flores
Ponto de chegada: Senhora da Pena
Paragem: em pontos intermédios.
Numero de Participantes: Um grupo
Âmbito geográfico: Rural
Objectivo da viagem: Cultural.

Nota: Itinerário acompanhado por um guia.

O ponto de encontro para a realização deste itinerário será na aldeia das Flores, que pertence à freguesia de Borbela, junto ao rio Corgo.
O percurso inicia-se na ponte romana de Piscais, a qual faz ligação entre as aldeias das Flores, e de Ponte. Neste local o Guia irá fazer uma abordagem sobre o monumento romano, entre 10 a15 minutos.
No fim da explicação, seguiremos, pela estrada Municipal que é de acentuada subida, em direcção à Capela de Santo Cabeço na aldeia de Ponte, onde chegaremos ao Cruzeiro da citada aldeia. De seguida viramos à esquerda andamos mais ou menos 100 metros, e cortamos à direita, por um caminho de terra batida. Seguimos em frente e, encontraremos a Capela de Santo Cabeço no cimo de um pequeno Monte. Nesse local o guia irá dar uma explicação sobre a Capela entre 10 a 15 minutos.
No fim da explicação, seguimos pelo mesmo caminho, mas em sentido contrário e, na saída do mesmo viramos à direita, e logo em frente aparece-nos a magnifica Capela romana de Nossa Senhora da Guadalupe, onde se fará uma paragem, entre 20 a 25 minutos, para podermos observar e ouvir a explicação sobre o monumento.
No fim da visita à Capela da Nossa Senhora da Guadalupe, retomemos a estrada municipal em direcção ao cruzeiro, seguindo em frente até ao primeiro cruzamento, onde viramos à direita, e entramos na estrada que liga Ponte à localidade de Compra. No início desta vamos fazer uma paragem no restaurante Lareira, durante 1:30 para almoçar e descansar um pouco.
Reiniciamos, novamente, o nosso percurso pela Estrada Nacional, que liga Vila Real a Murça. Passamos a aldeia da Bouça, e quando entramos na aldeia de Varge viramos no primeiro cruzamento à direita, abandonando a estrada nacional, e entramos na estrada municipal que nos levara até Mouçós.
Chegando a Mouçós vamos visitar a Igreja Matriz e a Capela da Senhora da Piedade. Do átrio da Igreja Matriz poderemos desfrutar de uma belíssima paisagem, sobre a cidade de Vila Real, sobre as Serras do Alvão, Marão e Montemor. Aqui
faremos uma paragem de 25 a 30 minutos, para uma explicação do guia.
No fim do tempo predefinido seguimos caminho pela estrada municipal, que passa pelas aldeias de Alfarves, Pena de Amigo, e Alvites, onde viramos à direita no segundo cruzamento. De seguida andamos, mais ou menos, 500 metros em frente, e iremo-nos deparar com o Santuário da Nossa Senhora da Pena, onde vamos ter mais ou menos 45 minutos até o transporte chegar para nos levar de regresso à cidade de Vila Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário